Assista; Acidente de corrida em P. Quijarro deixa 10 feridos.

Campo Grande(MS)- Uma corrida de carros na  manhã de sábado s em Puerto Quijarro, cidade boliviana que faz fronteira com Corumbá, deixou  dez feridos. Um carro se desgovernou e atropelou um grupo de pessoas que assistiam à competição. Todas as vítimas foram encaminhadas pela ambulância boliviana para o hospital da cidade brasileira. Seis precisam passar por cirurgia, sendo cinco com fraturas expostas, quatro com ferimentos leves e um deles encontra-se em estado grave, com traumatismo craniano e está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa. Três vítimas já passam por cirurgias. A corrida acontece todos os anos em comemoração ao aniversário de Puerto Quijarro.

“Dois carros já no final do rally bateram um no outro e saíram da pista e atingiram as pessoas. Temos que agradecer ao pessoal de Corumbá que está atendendo os feridos porque tem gente que está um pouco grave e não tem raio-x lá (na Bolívia), por isso tiveram que vir para cá”, relatou um boliviano que não quis se identificar, mas afirmou ser irmão de um dos motoristas envolvidos no acidente. Segundo ele, nada aconteceu com os condutores dos veículos. Ele afirmou que chegou a ver o acidente, mas não tem familiares ou amigos feridos, ele estava na Santa Casa de Corumbá prestando apoio. “Do hospital de Quijarro trouxeram para cá porque lá não tinha condições de atender os feridos”.

De acordo com o diretor-presidente da Santa Casa de Corumbá, médico Cristiano Xavier, as vítimas foram levadas ao hospital pela ambulância da Bolívia e em alguns carros particulares. A situação gerou superlotação no hospital e, por isso, quatro feridos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Guató. Médicos que não estavam no plantão tiveram que ser chamados para ajudar nos atendimentos.

A situação ocorrida no sábado na Santa Casa remete ao problema já noticiado por este Diário que publicou matéria em fevereiro deste ano sobre a quantidade de bolivianos atendidos diariamente pelas unidades de saúde de Corumbá. Os estrangeiros utilizam pronto-socorro, unidades de saúde, UPA e até mesmo fazem tratamentos oncológicos e hemodiálise em território brasileiro sem ter nenhuma contrapartida financeira por parte do governo do país vizinho. Cristiano Xavier mais uma vez reforçou que a Santa Casa não nega atendimento a vítimas de acidentes ou em estado grave, independente de serem estrangeiras ou não, mas questiona a forma como a Bolívia trata a situação, pois encaminha os feridos sem se certificar se há vagas e se o hospital tem condições de atender todas as pessoas. Além disso, o repasse financeiro enviado pelo Sistema Único de Saúde para a Santa Casa é insuficiente para atender aos brasileiros e à demanda de estrangeiros que chegam do lado boliviano da fronteira.; com informações do Diário Corumbaense

Da redação

 

Foto Diário Corumbaense.