OUÇA: MS tem 1º caso de Soja Louca, registrado em Paraíso das Águas.

Campo Grande(MS) – Produtores são orientados sobre a ”Soja Loca”, tipo de doença grave que pode destruir plantações e causar grandes prejuízos na agricultura do Mato Grosso do Sul. O alerta  é da Fundação Chapadão, por causa do primeiro caso no Estado identificado no ano passado, em Paraíso das Águas, antigo distrito de Costa Rica.

Os principais sintomas da doença são,  o enrugamento e formação de bolhas nas folhas, engrossamento das nervuras, deformações nas hastes, engrossamento dos nós, além de lesões, rachaduras, apodrecimento e redução do número de grãos. De acordo com a pesquisadora Doutora Luciany Favoreto, da Embrapa de Minas Gerais,  a doença ”Soja Louca” foi pesquisada durante 10 anos, período em que causou reduções na produtividade, principalmente em regiões quentes e chuvosas. Mas em 2015 foi identificado o agente causador, o nematoide Aphelenchoides sp.

Alexandra Botelho, Engenheira agrônoma da Fundação Chapadão, flou com a Rádiowebms, que esteve com a cientista,  destaca que a descoberta da soja Louca e recente e ainda não se sabe que danos pode causar na plantação da cultivar. Botelho ressalva que, como  manejo, é feita a desseca antecipada à semeadura da soja e controle de plantas invasoras, principalmente Ervas Daninhas.

Conforme  o alerta, é importante que produtores aprendam sobre a soja louca  para evitar que ela se alastre pelo Estado. Caso observe algum sintoma, o  material deve ser coletado e levado para  laboratório para identificação. Ouça a reportagem da Rádiowebms;

 

 

Da redação

Foto; Divulgação.