OUÇA: Deputado alerta para o risco do celular em UTI’s neonatais.

Campo Grande(MS) – Por causa de várias  pesquisas que comprovam o quanto o aparelho celular pode ser uma fonte de bactérias “ambulante”, o deputado Marcio Fernandes (PMDB), apresentou na quinta-feira, projeto de lei que proíbe o uso  de celulares em UTI’s neonatais em Mato Grosso do Sul. O deputado  alerta à todos, afinal as pessoas acordam e dormem ao lado do celular, sem saber que eles podem conter até 600 bactérias,  30 vezes mais do que as 20 que existem em um vaso sanitário, conforme a pesquisa realizada por Maite Muniesa, no Departamento de Microbiologia da Universidade de Barcelona.

Outro estudo foi  realizado na Inglaterra pelo professor de microbiologia Joanne Verran da Manchester Metropolitan University, ele concluiu que um celular é tão sujo quanto uma sola de um sapato. A experiência foi repetida no Brasil pelo biomédico Dr. Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, ele recolheu amostras de celulares e também de solas de sapatos. Tudo foi levado para o laboratório, e os resultados das análises comprovaram: um celular tem tanta bactéria quanto uma sola de sapato.

 

A restrição em especial nas UTI’s neonatais, tem uma razão específica como explica Marcio Fernandes. Para Marcio Fernandes  bebês prematuros ou com estado de saúde grave, não pode pegas infecção.  O deputado  sugere que sejam realizadas campanhas informativas dentro e fora dos hospitais, para alertar os perigos ocasionados pela transmissão de bactérias e germes em UTI’s neonatais, através do manuseio do aparelho celular.Ouça a reportagem da Rádiowebms.

 

Da redação

Foto Divulgação.