OUÇA: Estacionar em vaga de idoso ou deficiente é falta grave e 5 pontos na CHN.

Campo Grande(MS) –  Multa para quem estacionar em vagas destinadas aos deficientes ou aos idosos, a partir  de agora, passa de R$ 53,20, para R$ 127,97 Centavos, um aumento de 140%.E o motorista infrator vai levar 5 pontos da CNH, quando antes eram 3, pois agora a infração é considerada grave e não leve como previa anteriormente o código de transito brasileiro.

E ainda o carro pode ser recolhido ao pátio do Detran. A mudança foi determinada pelo estatuto da pessoa com deficiência, criado por lei, sancionado em julho passado e depois do prazo de seis meses entra a vigor. Pessoas com deficiência reclamam da dificuldade em estacionar em vagas reservadas.

O cadeirante a presidente da ADAPETI, Associação dos portadores de necessidades Especiais do Distrito Federal, Cícero Medeiros Franco, denuncia que o desrespeito as vagas é constante e que só pesando no bolso das pessoas irão se conscientizar.

 

O Estatuto prevê instalação de placas indicativas, incluindo as punições as pessoas que usarem as vagas das pessoas com deficiência e idosos. De acordo com a legislação em vigor 2% das vagas em vias públicas das cidades devem ser destinadas as pessoas com deficiência e 5% para idosos.

 

Da redação

Foto Divulgação.