OUÇA: Setor de serviços termina 2015 com retração de mais de 3%

Campo Grande (MS)- As atividades no setor de serviços continuam em ritmo de queda. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as atividades do setor serviços caiu 5% em dezembro de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. O resultado é um pouco melhor do que em novembro, quando a queda foi 6,4%, e outubro quando foi 5,8%.

Durante todo o ano de 2015, no acumulado de 12 meses, as perdas do setor são de 3,6%. Conforme a pesquisa mensal de serviços, entre os cinco segmentos investigados para compor o índice, o setor de outros serviços teve a maior queda, de 10%. Em seguida estão os serviços profissionais, administrativos e complementares que caiu 8,8% ; transportes; serviços auxiliares dos transportes e correios, com queda de 6,7%, além de serviços prestados às famílias que reduziu 7%. Roberto Saldanha, técnico de serviços e comércio do IBGE, explicou que a queda de 3,5% de serviços em 2015 foi influenciada pela redução da demanda da indústria.

 

Já o desempenho do segmento serviços de informação e telecomunicação que tem o maior peso no indicador de serviços do IBGE teve um resultado um pouco melhor, uma queda de 0,4%, que foi o menos impactado. A receita nominal do setor serviços aumentou 0,3% em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2014. A taxa acumulada da receita nominal no período de um ano subiu com isso, 1,3%. Com informações da Rádio Agência Nacional