OUÇA: Sobem casos de microcefalia em 13 estados e no DF

Campo Grande (MS)- O Brasil registra 1.761 casos suspeitos de microcefalia em 14 unidades da federação. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou na terça-feira o quarto boletim epidemiológico da doença no país. Os dados foram enviados pelas secretarias de saúde estaduais, até o último dia 5.

Pernambuco continua no topo da lista com o maior número de casos. São 804, seguido da Paraíba com 316 casos e Bahia, com 180. Os dados ainda não levam em conta os novos critérios definidos pelo ministério para definição da microcefalia, divulgados também nesta terça, com o protocolo de atendimento destinado aos profissionais de saúde em todo o país.


O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que uma das recomendações é que seja adotada a medida de 32 centímetros do perímetro cefálico, para a definição da microcefalia nos bebês, como já é recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde.


De acordo com o novo boletim, em todo o Brasil foram registradas 19 mortes relacionadas a microcefalia. A maioria no Rio Grande do Norte, onde morreram sete pessoas. As causas ainda não foram apontadas. O número de suspeitas de microcefalia já é mais de 11 vezes maior que o registrado no ano passado, com 147 casos.

 


Depois da confirmação de que o surto epidêmico de microcefalia no Nordeste está ligado ao Zika vírus, as autoridades intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que, além de transmitir o Zika, também transmite dengue e chikungunya.