OUÇA: Delação de Valério pode complicar situação de Bumlai na lava Jato.

O operador do Mensalão Marcos Valério propôs acordo de delação premiada para a força tarefa da Lava Jato em Curitiba, segundo a defesa, ele está disposto a revelar ligações entre o escândalo de corrupção da Petrobras e o Mensalão. A proposta está com, os procuradores em Curitiba. E o pedido precisa de analisado pelo procurador Geral da república Rodrigo Janout, Valério é considerado arquivo vivo com informações privilegiadas de vários governo do  PT em vários setores.

Ao pedir a prisão do pecuarista Carlos Bumlai em novembro do ano passado, a polícia citou trechos de depoimento de Valério, feitos em 2012 e não foram considerados. Marcos denunciou na época que Bumlai teria feito empréstimos de R$ 6 milhões em 2004 para o Caixa dois do PT, resultou na prisão do pecuarista. O advogado, Marcelo Leonardo anuncia que Valério tem muito a colaborar com a Lava Jato.

A defesa destaca que a delação e legal, mesmo com a condenação do publicitário no processo do Mensalão; e que a colaboração coma justiça pode ser feita a qualquer tempo independente de condenação.

A possível delação de Valério tira sono de políticos em Brasília.  O vice líder dos Democratas Ifrain Filho, disse que muitas personalidades devem ter dificuldade para dormir. Da defesa de Marcos Valério fortalece que a delação será feira se o Ministério Público finalizar promover a acordo. A defesa do publicitário tenta diminuir a pena do publicitário condenado a 37 anos no processo do mensalão. Nenhum representante do Partido dos Trabalhadores comentou a iniciativa de Marcos Valério. Com informações da Rádio CBN.

 

 Da redação

 Foto. O Globo.