OUÇA: ONU quer implantar protocolo sobre feminicídio

Campo Grande (MS)– A Organização das Nações Unidas, ONU, está fazendo um trabalho em cinco estado do país para criar um protocolo latino-americano para investigar, processar e julgar mortes violentas de mulheres, o chamado feminicídio. Desde o início da semana, uma representante da ONU está em Campo Grande para debater as diretrizes do documento. Os encontros acontecem na Procuradoria Geral do Estado com a participação de representantes do governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e das polícias militar, civil, bombeiros e perícias que participam direta ou indiretamente em atendimento ás vítimas. Vânia Pazinato, representante da ONU Mulheres do Brasil e coordenadora do projeto diz que o protocolo vai ajudar na forma de tratar a vítima e conduzir as investigações. (Sonora)

Em março de 2015 foi aprovada a lei que modificou o código penal e incluiu o feminicídio como forma de homicídio qualificado, enquadrando também como crime hediondo. A subsecretária de políticas para as mulheres, Luciana Azambuja Roca, falou da necessidade de padronizar os procedimentos. (Sonora)

Só este ano sete casos de mortes foram registrados pela polícia civil no Estado como feminicídio. Além de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal são responsáveis pela elaboração de documentos estaduais para o feminicídio. Com informações da FM Educativa Regional