OUÇA: Reservatórios em baixa podem provocar falta de energia no Brasil. Alerta especialista.

Campo Grande(MS) – Especialistas garantem que promessa de chuva neste ano não garante reserva hídrica para o Brasil que será marcada pelo fenômeno El Ñino que traz chuva intensa no Sul do País e seca severa no nordeste e colocando em alerta o semi árido do Brasil. Os principais reservatório do Rio São Francisco estão com 30% de sua capacidade. A reserva de Sobradinho está no volume morto.

Para o engenheiro da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, o cenário preocupa e o poder público ainda não tomou medidas estruturais, de acordo com ele, além da crise o problema poderá ser agravado pela geração de energia.

O presidente da ANA, Agência Nacional de Energia Elétrica, Vicente Andreu, garantiu que uma das prioridades da agência neste ano será a região semi árida, principalmente a bacia do Rio São Francisco.

Em Mato Grosso do Sul, a chuva não cessa a já prejudicou mais de 10 cidades, muitas em situação de emergência por causa das chuvas de novembro do ano passado. No sábado em Guia Lopes da Laguna,  distante 260 km da Capital, uma ponte de concreto que   havia sido inaugurada em abril de 2012, com recursos federais desabou por causa da chuva.

Na época, o governo estadual recebeu  R$ 30 milhões para  levantar  37 pontes danificadas pelas chuvas de 2011 na região.A ponte de Guia Lopes consumiu R$ 1 milhão e meio de reais. A ponte ficava sobre o rio Santo Antônio e faz parte da rodovia MS-382, que liga a cidade a zona rural de Guia Lopes.

 

Da redação

 

Foto Divulgação.