OUÇA: Pesquisa traça perfil de caminhoneiros no Brasil

Campo Grande (MS)- Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, com 1.066 profissionais traçou um perfil do caminhoneiro no Brasil. De acordo com o estudo, mais de 60% teme pela segurança por causa dos assaltos, 44,6% fazem prevenção a doenças, 25% faz uso de medicamentos controlados, 59% admite fazer o consumo de bebida alcoólica no fim de semana e 12% já experimentaram entorpecentes. Ainda de acordo com o estudo, a maioria dos profissionais  conhece a nova lei que traz regras para o exercício da profissão, como jornada de trabalho de 8h, com possibilidade de 2horas extras, para obrigatória de 1 hora para refeição e 11 horas de descanso entre uma jornada e outra.  

O caminhoneiro trabalha em média 11horas por dia e rodam mais de 10 mil km por mês. Para José Luiz Rachid, diretor do Sest Senat,  para cumprir a extensa jornada, o profissional acaba fazendo uso de entorpecentes. (sonora)

Sobre a lei dos caminhoneiros, o Sest/Senat faz um trabalho de orientação junto ás transportadoras. Em entrevista a TV Morena, José Luiz Rachid comenta. (sonora)

 

A multa para quem descumpre a lei do caminhoneiro vai de dez mil a um milhão de reais.