OUÇA: Cras consegue devolver 600 animais para natureza

Campo Grande (MS)- Os técnicos do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) reabilitaram 600 animais para serem devolvidos aos seus habitats naturais, entre janeiro e dezembro de 2015. A entidade recebeu pouco mais de 2.500 bichos, entre aves, mamíferos e répteis. Apesar da dedicação dos profissionais, o índice de mortalidade no ano atingiu 34% e 850 animais não conseguiram sobreviver. A maioria dos animais é oriunda de apreensões feitas pela Polícia Militar Ambiental. De acordo com o major Ednilson Queiroz, a maior parte são canários apreendidos em tráfico de animais e chegam muito debilitados.

Os casos de mortalidade também é maior entre animais atropelados. Com relação aos canários peruanos, eles vem principalmente da região da fronteira com a Bolívia entre os meses de setembro a dezembro, época de reprodução das aves. No ano passado, foram apreendidos 1.600 canários.

Do total de animais recebidos pelo Cras, 1.550 continuam alojados no Centro em tratamento veterinário, aguardando a recuperação para serem soltos na natureza.

 

O Centro é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, por meio do Imasul, Instituto de Meio Ambiente do Estado.