OUÇA: Estado quer ajuda da União para construir 92 pontes de concreto.

Campo Grande(MS) – A quantidade de Cidades em estado e situação de  emergência por causa da chuva em Mato Grosso do Sul está em 29. Miranda – distante 201 km de Campo Grande, foi afetada pelo nível do rio de mesmo nome que subiu,  e o decreto foi publicado na terça feira. Todas as cidades  da região sul  decretaram emergência, devido as chuvas contantes0 desde novembro. Até agora, dos 29 o governo estadual só reconheceu o estado de emergência em 18, assim como o governo Federal, que publicou um decreto hoje sobre o tema.

O rio Miranda atingiu  chegou a 7, metros e  57 centímetros no fim de semana. Sendo  a 4ª maior cheia em 51 anos, ultrapassando a de 2011, segundo o Imasul , Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul,  o nível começou a baixar. Miranda recebeu  a visita da governadora em exercício Rose Modesto (PSDB), na segunda feira onde  entregou ajuda para 68 desabrigados pela cheia no Rio Miranda.  150 pessoas também estão desalojadas no município e acomodadas em casas de parentes. O secretário de obras e Infraestrutura, Marcelo Migliolli, esteve em Brasília no Ministério da Integração Nacional para pedir ajuda na implantação de  92 pontes de concreto em diversas cidades. Marcelo Miglioli sai otimista do encontro.

De acordo com Miglioli, Dez empresas foram contratadas de forma emergencial pelo estado para começar a reparar os danos causados pelo excesso de chuva nas regiões, central, sul, norte e Oeste do Estado.  

Da redação

Foto; O Pantaneiro.