OUÇA: Professores fazem paralisação para cobrar cumprimento do Piso Municipal

Campo Grande (MS)- Perto de 90 mil alunos da Capital ficarão sem aula até quinta-feira. Os professores da rede municipal estão paralisados em protesto a falta de pagamento do reajuste do Piso Municipal. A lei 5.411/14 foi sancionada em 2014, mas ainda não foi cumprida.  O Presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) comenta.

Além do reajuste pedido de 13,01% em 2015, os professores esperam o pagamento de 11,36% neste ano.

Lucílio Souza Nobre, diz que o valor de R$ 2.546 reais divulgado como  salário pela prefeitura se refere aos professores de carreira, que estão há anos prestam serviço para a prefeitura e que tenham feito cursos de especialização. Entretanto, o Piso diz respeito aos professores de início de carreira, que recém terminaram o magistério, e estes recebem a o valor de R$ 1.697, pelas 20 horas aulas trabalhadas. Os professores vão pedir uma agenda com o prefeito Alcides Bernal para negociar. Lucílio Nobre garante que os alunos não serão prejudicados.

Para esta quarta-feira está  prevista uma passeata pelo Centro da Capital.

Durante lançamento dos projetos da Reme, nesta semana, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), disse que a Prefeitura não tem condições de atender de imediato “o sonho dos professores”, que é a reposição salarial dos últimos dois anos, equivalente a 24,37%.

 

A prefeitura emitiu nota onde informa que cada Escola ou CEINF divulgará aos responsáveis pelos alunos se os professores da unidade participarão ou não do ato e que administração municipal não aplicará falta aos professores que aderirem à manifestação.

 

Foto: Marcos Erminío/ Campo Grande News