OUÇA: 36% assumem consumir por impulso e para aliviar estresse

Campo Grande (MS)– Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse. O educador financeiro da entidade, José Vignoli, comenta que as pessoas usam o consumo como uma forma de aliviar o estresse, mas muitas vezes isso prejudica as finanças, porque a compra impulsiva pode criar problemas no futuro. Conforme o levantamento, os jovens são os que gastam mais por impulso, como destaca o educador financeiro. (sonora)

 O educador financeiro esclarece que as classes A e B representaram 40,2% desses consumidores, mas o gasto é proporcional, como tem maior renda, gastam mais. Para José Vignoli é preciso ter consciência daquilo que se pode gastar para não servir de compensação. (sonora)

 José Vignoli aconselha as pessoas a terem um planejamento através de uma planilha de receitas e despesas. (sonora)

 

A pesquisa mostrou que as mulheres assumem gastar mais por impulso, por causa da vaidade, das ofertas dos produtos de beleza e uma necessidade de seguir a moda, mas os homens também têm esse tipo de comportamento com os produtos eletroeletrônicos. Portal EBC