OUÇA: Anvisa aprova registro da primeira vacina contra dengue no Brasil

Campo Grande (MS)- A Agência Nacional de Vigilância publicou nesta segunda-feira a aprovação do registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil. O país é o terceiro a aprovar o registro do medicamento seguindo os exemplos do México e das Filipinas.  A vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue. A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus. A vacina está em pesquisa há mais de 20 anos e já foi testada em mais de 30 mil pessoas. O médico Luis Fernando Corrêa, comenta que ainda não há previsão de quando ela chegará ao mercado.

Ainda falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose, processo que dura em média três meses, mas não tem prazo máximo. O imunizante deve ser aplicado em três doses, com intervalos de seis meses.

Inicialmente, o medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios e depois para a rede pública.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que até a primeira semana de dezembro, 839 pessoas morreram em decorrência da dengue, um aumento de 80% em relação a 2014.