OUÇA: Campanha alerta sobre perigo e forma incorreta de pegar bagagens

Campo Grande (MS)- Para chamar a atenção para os cuidados com a saúde da coluna, ainda mais nesse período de viagens de férias, a Sociedade Brasileira de Coluna e a Infraero lançaram um campanha. Os vídeos mostram uma pessoas fazendo o movimento incorreto para pegar a mala e em seguida a forma correta de pegar o peso. 

O médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna, Orlando Righesso Neto explica que observa muitos pacientes que o procuram, contando que pegaram uma mala na esteira do aeroporto e sentiram uma dor nas costas que evoluiu. Já existem estatísticas de 50 mil casos por ano de lesões na coluna em virtude do movimento feito ao pegar a bagagem da forma errada.

De acordo com Orlando Neto, a posição incorreta causa mais danos do que o próprio peso da bagagem mas as duas coisas influenciam.

A campanha será estendida ao maior número de aeroportos do país. Serão colocados painéis informativos com imagens explicando a forma errada e a correta de pegar as bagagens dobrando os joelhos.

 

Para o especialista, o cidadão deve optar por bagagens com rodas que facilitam os movimentos e não sobrecarregam o peso.