Seminário discute leis e violência contra a mulher na Capital

Campo Grande (MS)– Mato Grosso do Sul agora tem o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A lei que institui 25 de novembro como a data da mobilização, foi públicada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Estado.

Conforme a lei assinada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o objetivo é ‘sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher’ e ainda divulgar os meios legais de combater a situação.

No Dia Pelo Fim da Violência serão realizadas palestras, debates, encontros, panfletagens e eventos voltados ao combate ao crime. Em Campo Grande, haverá um seminário sobre violência, feminicídio e Lei Maria da Penha. O debate, que começa às 8h30, acontecerá no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, na Esplanada Ferroviária.

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as mulheres, Aparecida Gonçalves vai abordar a Lei do Feminicídio e a Lei Maria da Penha no contexto do País. O seminário é realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

 

Campo Grande foi a capital com maior taxa de relatos de violência contra mulheres registrados no primeiro semestre de 2015. Com 110 relatos de violência a cada 100 mil mulheres, a Capital é seguida por Brasília, que registrou 60 relatos por 100 mil mulheres, e Rio de Janeiro, com 59 relatos.