Bernal se reúne com ministro da Justiça para salvar Casa da Mulher Brasileira.

Campo Grande (MS) –  Alcides Bernal (PP) se reuniu na manhã de quarta-feira (23/11) com o ministro da Justiça Alexandre de Moraes para discutir formas de garantir recursos para a Casa da Mulher Brasileira que corre o risco de fechar por falta de recursos federais. “Os trabalhos realizados pelos diversos setores da Casa da Mulher Brasileira são de suma importância para nosso município e precisamos do apoio do Governo Federal para manter os atendimentos que tanto contribuem com as mulheres campo-grandenses”, explicou o prefeito Bernal. 

Mesmo com os números positivos de 109.285 atendimentos contabilizados desde fevereiro de 2015 até outubro de 2016 pelo trabalho diferenciado oferecido às mulheres em situação de extrema violência e vulnerabilidade, a Casa da Mulher Brasileira pode fechar as portas. Isso por que o Governo Federal ainda não realizou o repasse do mês de outubro no valor de R$ 4.319.629,33, que são recebidos mensalmente, para arcar com gastos básicos como água, luz e até alimentação das vítimas de violência.

A Casa da Mulher Brasileira 

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço público pioneiro que funciona 24 horas todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, e visa à proteção integral, ao empoderamento e à autonomia das mulheres. Conjunto articulado de ações entre União, Estado, Distrito Federal e Município, concentra uma série de serviços especializados para o atendimento integral e humanizado às mulheres em situação de violência.

A CMB oferece os serviços de Acolhimento e Triagem; Atendimento Psicossocial; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); 3.ª Vara de Violência Doméstica; Ministério Público; Defensoria Pública; Tribunal de Justiça; Autonomia Econômica (Funsat); Guarda Municipal; Central de transportes; Alojamento de Passagem e Brinquedoteca. A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMMU), realiza a gestão administrativa da Casa da Mulher Brasileira. É responsável pela administração, atendimento psicossocial, brinquedoteca e alojamento de passagem. Com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Campo Grande.

 

Da redação