Campanha contra gripe começa com foco em grupos prioritários e professores

Campo Grande (MS)– Começa nesta segunda-feira (16) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. E este ano, além dos grupos prioritários, também serão vacinados os professores do ensino infantil ao superior, das redes pública e privada, bastando apresentar alguma comprovação de atividade profissional.

Na cidade do Rio de Janeiro, a expectativa é imunizar 90% do público alvo, o que equivale a cerca de um milhão e quatrocentas mil pessoas. A campanha segue até o dia 26 de maio e as vacinas serão aplicadas em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde.

E no sábado, dia 13 de maio, a prefeitura vai organizar uma mobilização com postos extras montados em diversos pontos da cidade. A imunização produzida pelo Instituto Butantan previne contra as três principais cepas do vírus influenza que circularam no Hemisfério Sul no ano passado.

Por isso, pessoas que fazem parte dos grupos vulneráveis precisam atualizar a vacinação todos os anos para garantir a proteção. Estudos mostram que a vacina contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia e em até 75% a mortalidade provocada por doenças relacionadas ao vírus influenza.

No Brasil, a imunização é feita em crianças de seis meses a quatro anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e mulheres que pariram há menos de 45 dias, doentes crônicos, presidiários e funcionários do setor de saúde e do sistema prisional.

A vacinação é vetada às pessoas com alergia grave a ovo. Além disso, pessoas com doenças neurológicas ou síndrome de Guillain-Barré precisam passar por avaliação médica antes de se imunizar. Rádio Agência Nacional