Campo Grande registra maior intenção de consumo do ano

Campo Grande (MS)- Campo Grande registrou em dezembro a maior intenção de consumo entre as famílias (ICF) de 2016 e a mais alta desde outubro do ano passado. É o que aponta pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta sexta-feira (16), pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS).

Segundo o levantamento, o ICF do mês foi de 80,6 pontos, o que representa um crescimento de 4,26% quando comparado com o indicador apurado em novembro, que foi de 77,3 pontos. Em relação a dezembro do ano passado o crescimento da intenção de consumo na cidade este ano ficou ainda maior, 18,7%.

Três dados revelados pela pesquisa reforçam a predisposição do campo-grandense para consumir. O primeiro é sobre a situação do emprego. Entre os entrevistados, 29,3% disseram que se sentem do mesmo modo em relação ao seu trabalho, mas 28,5% comentaram que estão mais seguros quando a sua ocupação.

Outra questão é quanto a perspectiva profissional. Questionados sobre o assunto, 51% acreditam que haverá alguma melhora profissional nos próximos seis meses. Por fim, 43,2% das pessoas ouvidas no levantamento, afirmaram que sua renda familiar está igual a do ano passado.

Em contrapartida, 58,9% das pessoas que responderam ao questionário, relataram que a família está comprando menos que em 2015 e 50,4% disseram que o consumo familiar e da população em geral será menor que no segundo semestre do ano passado.

A pesquisa também revelou que 63% dos entrevistados acreditam que seja um mau momento para a a aquisição de bens duráveis, como eletrodomésticos, TV e aparelho de som.

 

“Embora ainda continue cauteloso, o consumidor dá sinais de que pretende ir às compras em um período que é fundamental para todo o comércio”, avalia o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.