Casos suspeito de febre amarela em MS é de paciente de outro estado

Campo Grande (MS)- Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso suspeito de febre amarela este ano, de acordo com informações de boletim do Ministério da Saúde, divulgadas nesta quinta-feira (26) pela Agência Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, o caso suspeito trata-se de paciente de Santa Catarina,  informou a Secretaria de Estado de Saúde. A pessoa esteve em Bonito, entre os dias 25 de dezembro de 2016 e 3 de janeiro deste ano e depois seguiu para São Paulo.

Ainda conforme a secretaria, o paciente está de volta ao Estado de origem onde apresentou os sintomas e fez exames tanto para febre amarela, quanto para leptospirose. A febre amarela ainda continua em investigação – os exames devem ficar prontos em 15 dias – mas a secretaria adianta que os exames deram positivo para leptospirose. Não há detalhes sobre o dia de retorno do paciente a Santa Catarina, mas a informação é de que no dia 10 de janeiro o paciente deixou o Estado de São Paulo.

O paciente em questão não estava vacinado e como Estado é considerado de região endêmica, dificilmente as pessoas que moram em Mato Grosso do Sul deixam de se vacinar. O caso mais recente de febre amarela no Estado ocorreu em 2015 e por coincidência foi no município de Bonito.

No total, são 550 casos suspeitos de febre amarela no País em 2017. Do total de notificados até agora, 72 foram confirmados, 23 descartados e 455 continuam sob investigação. Minas Gerais tem 502 notificações da doença, o Espírito Santo, 33; a Bahia, sete; e São Paulo, três.

Entre os pacientes com suspeita de febre amarela, 105 morreram, 98 deles em Minas Gerais. Ao todo, 40 mortes foram confirmadas para a doença: 37 em Minas e três em São Paulo.

A vacinação de rotina contra a febre amarela é oferecida em 19 estados do país que fazem parte da área de recomendação para imunização. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida. Campo Grande News