Criado novo aplicativo para facilitar acesso da população a dados do SUS

Campo Grande (MS)– A população brasileira já pode contar com um novo canal de comunicação com o Ministério da Saúde. Lançado nesta quinta-feira (1º), o aplicativo e-SAÚDE vai oferecer, de forma online, informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro.

O programa foi criado pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS) e tem como finalidade facilitar o acesso a dados como cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação e lista de exames realizados.

A nova ferramenta pretende aproximar o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo o país, como farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade.

Basta o cidadão acessar as informações de onde ele se encontrar, por meio de tablets e smartphones, que o aplicativo vai apontar o melhor local para o atendimento. O e-SAÚDE estará disponível nos próximos dias nos principais sistemas operacionais do mercado, como Apple iOS e Google Android.

O aplivativo também permite que as pessoas façam denúncias online, como queixas ou atendimentos nãpo realizados.

Para o funcionamento do aplicativo e-Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus AB, Ouvidoria e o Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

“Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente”, destacou o ministro Ricardo Barros.