Depois de 30 anos Assembléia Legislativa, realiza primeiro concurso público.

Campo Grande(MS) – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) realizará o primeiro Concurso Público de Provas e Títulos neste domingo (25/9), para provimento de 80 vagas do Quadro Permanente de Pessoal. A Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pelo certame, informou que está tudo pronto com relação à logística e segurança em todos os locais de provas, em Campo Grande (MS).  Para o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da ALMS, a conclusão do certame é a concretização de um sonho dos sul-mato-grossenses. “A quantidade de pessoas inscritas mostra o quão aguardado era este concurso. Pensamos como seria o processo para realização deste processo seletivo, trabalhamos dentro da legalidade, idealizamos um projeto, vivemos para tornar real este sonho e, neste fim de semana, colheremos tudo que fora plantado. É mais uma grande conquista para Mato Grosso do Sul. Fico honrado em contribuir, de forma singela, para este marco histórico da Assembleia Legislativa do Estado”, ponderou o democrata.  Teixeira relembra a atuação isenta da Comissão Organizadora do Concurso, presidida por Osni Moreira de Souza, que não contou com nenhuma ingerência política nas tomadas de decisões e também pela participação do MPE/MS e OAB/MS em todas as etapas do concurso.

“Viemos com uma proposta de mudança, visando dar mais transparência na condução do concurso. Com total autonomia a Comissão Realizadora do concurso convidou o MPE/MS E A OAB/MS para participarem de todas as etapas do certame. Isso dá mais credibilidade para aplicação das provas e mais segurança para todos os candidatos que desejam ingressar como servidores da Assembleia”, afirmou Zé Teixeira.

Provas

No período da manhã, realizarão os testes os 13.079 candidatos aos cargos de nível médio. No total, 687 fiscais  e 44 coordenadores estão envolvidos nos trabalhos. O horário de apresentação é às 8h (horário de MS) e os portões serão fechados às 8h30. A duração das provas é de quatro horas. À tarde, 231 fiscais e 21 coordenadores acompanharão a realização das provas pelos 4.961 inscritos que disputam uma vaga entre os cargos de nível superior. Os candidatos deverão comparecer aos locais de provas às 14h (horário de MS). Os portões serão fechados às 14h30 e todos também terão quatro horas para concluir as provas.

Será conferida a identificação dos candidatos mediante a apresentação de documento de identidade e cópia manuscrita de frase que consta das instruções da capa do caderno de questões, para posterior exame grafotécnico.É importante levar o Cartão Informativo, pois ele contém dados necessários para melhor orientação do candidato. Quem não recebeu o cartão do candidato ou tiver dúvidas deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da FCC, pelo telefone (11) 3723-4388, até 16h (horário de MS) desta sexta-feira (23/9), ou consultar o site da instituição O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de caneta esferográfica de material transparente (tinta preta ou azul). Não será permitida a utilização de lápis, lapiseira, marca texto ou borracha. A FCC recomenda ao candidato não levar qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (telefone celular, notebook, tablets, smartphones ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares e fones de ouvido. Caso seja necessário portar algum desses aparelhos eletrônicos, estes deverão ser acondicionados, no momento da identificação, em embalagem específica a ser fornecida pela Fundação Carlos Chagas, devendo a embalagem, lacrada, permanecer embaixo da mesa/carteira durante prova. Qualquer aparelho eletrônico deve permanecer desligado, ainda que os sinais de alarme estejam nos modos de vibração e silencioso. É aconselhável que os candidatos retirem as baterias dos celulares, garantindo que nenhum som seja emitido, inclusive do despertador, caso esteja ativado.  Antes de decorrida uma hora do início das provas não será permitida a saída do candidato do local, sob pena de eliminação do certame. Cada candidato deverá consultar os locais de prova clicando aqui. Por medida de segurança do certame poderão se utilizados, a qualquer momento, detectores de metais nas salas de provas, aleatoriamente selecionadas, e em qualquer das dependências dos locais de realização do concurso. A candidata lactante que necessitar amamentar durante os testes poderá fazê-lo em sala reservada, desde que o requeira. Durante o período de realização de prova a criança ficará em ambiente reservado acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro), indicado pela candidata. Nos horários previstos para amamentação, a lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal. Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata. 

Resultado

A divulgação do gabarito e das questões das provas objetivas deverão estar disponíveis no site da FCC dia 28 de setembro. No dia 4 de novembro deverá ser publicado o resultado preliminar das provas objetivas. Recursos poderão ser apresentados nos dias 7 e 8.  No dia 18 deverá ser publicado o resultado definitivo da prova objetiva, para todos os cargos, e a convocação para entrega de títulos, para os cargos de nível superior. A publicação do resultado final, para os cargos de nível superior, está prevista para o dia 27 de dezembro. Com informações da Assessoria de Imprensa da AL

 

Da redação 

Foto Roberto Higa/ Assessoria da Al.