Em Campo Grande,prefeitura promove Noite Cultural Negra Liberdade.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, um marco na luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, racismo e desigualdades, a Prefeitura Municipal de Campo Grande em parceria com entidades que representam as mulheres negras, promove na sexta-feira (29.07) a Noite Cultural Negra Liberdade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semmu) e Coordenadoria Municipal de Políticas para População LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, o evento acontece no Armazém Cultural, a partir das 19horas.

A intenção é promover uma reflexão sobre a luta e as condições de vida das mulheres negras na sociedade, além de contribuir para o seu empoderamento dando visibilidade às suas manifestações culturais. Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Leyde Pedroso, é o reconhecimento de que há muito a ser feito para a diminuição das desigualdades que acometem essa população que corresponde a 50% das mulheres no Brasil, de acordo com o Dossiê Mulheres Negras, do Ipea.

Programação
A programação conta com apresentações do grupo Dança Urbana, do África Coral, coral infantil da Comunidade Tia Eva, do grupo de capoeira Raízes da África, das drag queens Rafa Spears e Daffny Storm, além de show das cantoras negras Karô Castanha e Romilda Pizani, que interpretarão canções que representam a luta e resistência das mulheres negras. Haverá ainda oficina de turbantes, recital de poesias e comidas típicas, como acarajé e outras iguarias africanas.

De acordo com Leyde Pedrosa, as mulheres negras ainda têm menor participação no mercado de trabalho, ocupam posições de menor prestígio – 57,6% se dedicam ao trabalho doméstico (Ipea) -, recebem salários mais baixos e estão mais propensas a todos os tipos de violências. “Por isso, dedicamos esse momento a dar voz a elas. A beleza da mulher negra, por exemplo, estará em evidência no desfile da diversidade, que levará à passarela uma representante infantil, jovem, adulta, idosa e uma cadeirante negra”, afirmou a secretária Leyde Pedroso.

Serviço:
Noite Cultural Negra Liberdade
Data: Sexta-feira – 29/07
Local: Armazém Cultural
Endereço: Av. Calógeras, s/n (ao lado da Feira Central)
Horário: 19h

Parcerias: Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito, Associação de Descendentes da Tia Eva, Gmune – Grupo Mulheres Negras em Ação da Comunidade Tia Eva, Grupo Tez – Trabalhos e Estudos Zumbi, Movimento de Crespos e Cachos de MS, Grupo de Capoeira Raízes da África, Associação Familiar da Comunidade Negra São João Batista, Fundação Municipal de Cultura (Fundac), UFMS, UEMS e UCDB.