Justiça decreta falência da Usina São Fernando.

Campo Grande(MS) – A Justiça decretou na tarde de quinta-feira (8/6) a falência do grupo São Fernando,   usina com o mesmo nome, em Dourados. O caso tramita na 5ª Vara Cível  de Dourados  a cargo do juiz Jonas Hass Silva Junior.Na decisão, o magistrado modifica a recuperação judicial a qual a empresa se encontrada para a falência.

“Convolo a recuperação judicial em falência, ficando aberta hoje (8), às 15h40, a falência das empresas São Fernando Açúcar e Álcool, São Fernando Energia I Ltda, São Fernando Energia II Ltda, São Marcos Energia e Participações Ltda e São Pio Empreendimentos e Participações”, relata trecho do processo. Como base foi usado  o fato dessas empresas não realizarem qualquer tipo de pagamento aos credores há mais de dois anos.”Assim não resta outra alternativa senão convolar a recuperação judicial em falência” .No despacho, o juiz também afasta os administradores das citadas da administração e mantém como administradora judicial Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia S/S Ltda.O fato pode acarretar em milhares de demissões na Usina sediada em Dourados. De acordo com levantamento feito pelos vereadores Braz Melo (PSC) e Daniela Hall (PSD), pelo menos 2 mil pessoas dependem da empresa para levar sustento às suas casas.

A presidente da Casa chegou a classificar o caso como ‘caos social’. “Estamos em um momento delicado, com milhões de trabalhadores sem emprego”, comentou.

Uma reunião está agendada para a manhã desta sexta-feira (9/06 ), no Plenarinho da Câmara com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Usina São Fernando. Na semana passada, audiência de credores foi realizada no município após uma série de cancelamentos, porém, o plano de recuperação judicial apresentado pela companhia não foi aceito.  A São Fernando sofre com grave crise financeira há anos e a dívida acumulada é de R$ 1,5 bilhão. O empreendimento é de propriedade da família do pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, condenado a mais de 9 anos de prisão na Operação Lava-Jato. Com Informações do Dourdos News.

 

Da redação 

Foto Divulgação.