Marcio Fernandes alerta sobre a importância da castração de animais domésticos

Campo Grande (MS)– Nesta terça-feira (16), o deputado Marcio Fernandes (PMDB), ocupou a tribuna para alertar sobre o controle de reprodução de cães e gatos em Mato Grosso do Sul. Somente na capital, tem cerca de 170 mil cães, e o que chama a atenção é que 20% deste número apresentaram indícios de leishmaniose.

Estes números foram retirados da pesquisa realizada pela médica veterinária e mestre em ciência animal, Juliana Galhardo com o apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), onde foram analisados 79 bairros da capital, sendo que oito tiveram alto índice de leishmaniose em humanos.

“É preocupante, em 2014 houve aumento de 43,7% do número de mortes por leishmaniose, como médico veterinário posso dizer que a castração é uma importante prevenção, além de um ato de amor ao animal que vive mais tempo, evita ninhadas cujo futuro é incerto e ainda diminui a proliferação de tantas outras doenças por zoonoses”, explica Marcio Fernandes.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar salientou seu projeto de lei apresentado sobre o controle de reprodução de cães e gatos, que foi vetado em outubro do ano passado pelo Governo do Estado, pediu o apoio dos deputados, pois irá reapresentar este projeto com algumas adequações.

 

O deputado ainda frisou sobre as castrações limitadas que acontecem no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que são realizadas através de agendamento esporadicamente, e atende somente felinos. Com informações da assessoria de imprensa