Mesmo com orientação do MPT, Greve de médicos deve acontecer na S. Casa.

Campo Grande(MS) – Greve dos médicos da Santa Casa, começa ás  7h, e deve acontecer por tempo indeterminado. O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS), Marcelo Santana, informa que  os salários estão atrasados e situação semelhante  desde o início do ano. “.. tanto os que são funcionários contratados quanto os terceirizados”,

A direção da Santa Casa afirmou ter sido comunicada sobre a greve na semana passada, mas pensou que a mesma não iria ocorrer, pois fez  o pagamento dos salários na sexta-feria (9/6). O dinheiro seria compensado nesta semana,  e   até a tarde de segunda feira(12/6)não tinha acontecido.

Mesmo assim, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS) pediu julgamento imediato da causa envolvendo a regularização do pagamento dos salários devidos a todos os trabalhadores do hospital, além dos médicos. Na ação protocolada junto à 3ª Vara do Trabalho, o procurador Paulo Douglas de Moraes  informa que a medida é necessária para evitar a paralisação dos serviços de saúde no hospital o que pode trazer  prejuízos aos serviso público e ao cidadão.

O MPT-MS considera legítimo o movimento grevista, mas teme que a decretação de ponto facultativo nos dias 12 e 14 de junho nas Unidades da Justiça do Trabalho de Campo Grande, Corumbá e Jardim possa adiar a solução do conflito e concorrer para prejuízos irreversíveis, podendo chegar ao ponto de a população de Campo Grande ficar sem atendimento. Ele foi à Justiça do Trabalho na tarde de segunda feira  para tentar garantir liminar.  

Nesta  terça-feira (13/6), está  deve  reunião de conciliação entre a Santa Casa, sindicato dos médicos e Ministério Público do Trabalho.

 

Da redação

Foto . Divulgação.