Operação Xadrez investiga até o presidente a AGEPEN, Ailton Stropa.

Campo Grande(MS) – Investigação do GAECO – Grupo de atuação especial de combate ao crime organizado promove nesta sexta feira a sequencia da Operação Xadrez em Campo Grande, Aquidauana e na cidade de Dourados. Dados preliminares revelam que os investigadores estiveram na sede da AGEPEN – Agencia Estadual do Sistema Penitenciário e levaram documentos e computador do diretor a entidade Ailton Stropa Garcia. O próprio Garcia disse a TV Morena as 12h00 de hoje que aprova as investigações e se coloca a disposição e que sua movimentação Bancária está dentro da normalidade e que nada foi levado de suas contas.

Ele reconheceu ainda que os policiais o GAECO estiveram ainda na casa dele em Campo Grande e em Dourados e nada foi levado. Stropa disse que um chaveiro foi até a direção da AGEPEN para abrir um cofre onde ficam armas e que o responsável pela chave estaria e Férias. As investigações prosseguem e os dados devem ser anunciados nesta sexta feira(27/01)

Operação Xadrez realizada na segunda-feira, em Corumbá, prendeu diretores de dois presídios da cidade e teve vereador como alvo.De acordo com o Ministério Público, além dos diretores dos presídios de regime fechado e semiaberto, Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Douglas Novaes Vilas, presos e comerciantes também foram detidos. Eles integrariam grupo criminoso que traficava drogas e ainda cometia crimes como corrupção, peculato e falsidade documental.

Os comerciantes detidos, segundo o MP, eram parentes de presos e auxiliavam nos crimes. O Estabelecimento Penal da cidade, que é de segurança média, é o principal alvo da operação. No entanto, segundo apurou o site Capital do Pantanal, casa do vereador reeleito Youssef El Sala (PDT) também foi alvo de buscas.

Com auxílio de equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais de Campo Grande, servidores do Gaeco cumpriram 22 mandados de busca e apreensão, prisão e condução coercitiva em 12 pontos da cidade.

Da redação

Foto Divulgação.