OUÇA: Governo anuncia novas regras para Fies

Campo Grande (MS)- O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram em solenidade no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, as mudanças que serão feitas no Programa de Financiamento Estudantil, o Fies. Elas começam a valer em 2018. A principal preocupação é reduzir a inadimplência de contratos e os custos fiscais, que já chegam ao déficit de R$ 32 bilhões  de reais ao ano.

O novo modelo do Fies vai ser dividido em três modalidades. A primeira vai ofertar 100 mil vagas. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, os contratos serão mais acessíveis para população mais carente.

 

SONORA

Na modalidade 2, serão ofertadas 150 mil vagas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, financiadas pelos fundos constitucionais regionais, para alunos com renda per capita familiar de até cinco salários-mínimos. Os juros serão de 3% e risco de crédito do banco.

Na terceira modalidade, serão ofertadas 60 mil vagas adicionais financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Nessa modalidade, ainda não está definida a taxa de juros que vai incidir. As instituições terão de pagar as taxas bancárias dos novos contratos. A estimativa é que o governo economize R$ 300 milhões por ano com essa medida.

Com isso, o governo acredita que as universidades serão mais criteriosas na concessão de contratos e nas ofertas de curso pelo Fies. Em todos os casos, as parcelas não ultrapassarão 10% da renda mensal do estudante.