OUÇA: Povoado indígena no coração do Pantanal é beneficiado com reforma de Escola

Campo Grande (MS)- Pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul, a aldeia Uberaba que abriga 50 famílias da etnia Guató recebeu a visita de um governador. Localizada na Ilha Ínsua, conhecida como região de Porto Índio, em Corumbá, o povoado foi beneficiado com a obra de reforma e ampliação da Escola Estadual João Quirino de Carvalho – Toghopanãa.

Junto com a reforma foram construídas mais três salas de aula, dois alojamentos com banheiros e refeitórios. Toda a cobertura foi trocada, assim como as esquadrias e os pisos. A cozinha e os banheiros foram reformados, além da pintura geral da escola.

O valor do investimento foi de cerca de novecentos e cinquenta mil reais. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja a atenção à comunidade representa um estímulo ainda maior pela busca da qualidade da educação sul-mato-grossense.

 

SONORA

 

A Escola atualmente conta com 50 alunos matriculados, distribuídos em todas as séries do ensino fundamental e médio. Para o diretor da escola, Ademir Francisco de Souza Junior, a entrega da reforma atende a reivindicação de toda comunidade escolar.

 

SONORA 

 

 

Para quem não sabe, só é possível chegar ao local de barco ou avião. A distância da aldeia Uberaba é de aproximadamente 350 quilômetros da área urbana de Corumbá, fazendo divisa com o Estado de Mato Grosso e fronteira com a Bolívia. Existem aproximadamente 419 habitantes.