OUÇA: STF anula recurso de direito de área da aldeia Buriti.

Campo Grande(MS) – A comunidade Terena teve conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal na decima primeira Assembleia da aldeia, de que o recurso que pleiteava o direito a área indígena na aldeia Buriti em Sidrolandia foi anulado. O vereador Terena de Dois Irmãos do Buriti, Eder Alcântara diz que a decisão do STF, questiona a tese do Marco Temporal e nega o direito dos povos sobre suas terras. Para Outro líder,  da Aldeia Buriti professor Alberto França, o governo poderia propor algo que pudesse solucionar o processo fundiário e Mato Grosso do Sul.

Em  2013,  na Operação da Policia Federal, resultou na morte do índio Oziel Gabriel de  35 anos, ele portava faca artesanal, arco e flecha e se posicionava  atrás de uma árvore, foi ferido por arma de calibre 9mm de uma arma da Policia Federal.

Oziel foi socorrido as 09h00 e pneu do carro estourou e ele foi levado de carona até o hospital de Sidrolandia onde chegou morto. A morte do índio causou movimentação Nacional  com visita de autoridades e a presença de policiais da força Nacional em Sidrolândia.

 

Sem solução o Terena,  Luiz Elói, assessor  jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e doutorando em antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, anuncia a presença de comissão de cacigues do povo Terena em Brasília para sobrevivência dos índios.Ouça a reportagem da Rádiowebms;

 

Da redação

Foto Marco Tomé Região News.