OUÇA: Vereador denuncia que barragem da São Domingos estaria com fissuras e rachaduras.

Campo Grande(MS) – Eulo Jari, vereador dos Democratas, está preocupado com a construção das chamadas PCHs em Água Clara, ele teve encontro com o Secretario de Desenvolvimento Econômico,  Jaime Verruck, que esteve na cidade na semana passada. Jari  denuncia  mutilação do Rio Verde para a construção da Usina São Domingos. Com as obras Eulo considera que peixes como, Piracamjuba e Dourados devem desaparecer. Uma audiência já foi feita na câmara de vereadores e a comunidade rejeitou a construção das usinas.  

Uma comissão estuda o impacto ambiental que as obras podem causar ao meio ambiente, já que segundo Eulo, Água Clara  já sofre com a baixa umidade relativa do ar. As chamadas PCHS  precisaM de licença ambiental. O  vereador disse ainda que a barragem da Usina São Domingos, levantada pela Eletrosul na cachoeira Branca na divisa de Ribas do Rio Pardo com Agua Clara estaria fissuras e rachaduras. O que  deixa a população assustada…

O outro lado;Em nota a direção da Eletrosul informa  que cumpriu 27 programas ambientais,  aprovados pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).  E que têm relatórios de andamento enviados semestralmente ao órgão ambiental – entre eles está o Programa de Monitoramento da Fauna Íctica. Que garante  garante a preservação das espécies, como o monitoramento das comunidades de peixes, transposição das espécies migradoras para áreas acima do barramento e monitoramento de ovos e larvas das espécies migradoras.

 Em relação à barragem, não foi identificada falha estrutural, apenas um dano na manta de revestimento do canal de adução da Usina, que não ocasiona nenhum risco à estabilidade da estrutura. O dano, que não se trata de fissura ou rachadura, já foi informado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência de Serviços Públicos do Estado do Mato Grosso do Sul e será consertado em 60 dias. A barragem segue sendo permanentemente monitorada e não oferece nenhum risco à população.

 

João Flores Junior

Foto Eletrosul.