Prefeito atende orientação do PMDB e cancela Carnaval em Rio Brilhante

Campo Grande (MS)- O prefeito de Rio Brilhante, distante 158 quilômetros de Campo Grande, informou que não vai mais realizar o Carnaval na cidade. Sidney Foroni (PMDB) publicou em sua página de rede social que decidiu cancelar o evento.

A definição foi influenciada por recomendação feita pela promotora de justiça Rosalina Cruz Cavagnolli. Ela encaminhou ofício à prefeitura, endereçado a Foroni, classificando bailes, festas ou blocos carnavalescos de não serem “essenciais”.

O prefeito afirmou que discutiu a proposta com os secretários municipais e ainda ouviu segmentos para definir pelo cancelamento. Em Rio Brilhante, a festa é denominada Carnario e entraria em sua quarta edição.

“Em decorrência da grave crise financeira por que passa o país, o Estado e os municípios brasileiros, dentre os quais nos incluímos, e concordando com os argumentos trazidos até nós pelo Ministério Público, de maneira pessoal e formal pela Dra Rosalina Cruz Cavagnolli, deliberamos pelo cancelamento do 4° CARNARIO”, escreveu Foroni.

O chefe do Executivo explicou que os recursos que seriam usados no carnaval serão direcionados ao hospital da cidade, que passa por uma crise financeira e está atrasado com o pagamento dos funcionários.

“Pedimos escusas àqueles que de uma forma ou de outra são favoráveis ao mencionado evento, e pedimos também compreensão”, ponderou o prefeito.

Os gastos do tesouro municipal com o Carnaval nos últimos três anos foram de R$ 927,1 mil, conforme divulgou o Ministério Público Estadual.

Na edição de 2014, 15 mil pessoas participaram da festa, sendo que a população da cidade é de 34 mil habitantes.

A promotora de justiça destacou em seu ofício que o município enfrenta uma série de problemas estruturais que precisam ser solucionados. As deficiências estão em escolas e também no setor de saúde. Só em 2015 foram 133 investigações abertas pelo MPE para apurar possíveis irregularidades na saúde do município. Correio do Estado