Prefeito determina que empresa refaça obra de buraco aberto pela chuva na Rachid Neder.

Campo Grande(MS) –   Marquinhos Trad(PSD)  vistoriou  no final da manhã de quarta-feira o serviço de tapa-buraco que  é refeito pela empreiteira, sem custo adicional para o município. A chuva de terça feira  destruiu o trabalho da empreiteira na Avenida Rachid Neder com a Rua  Padre João Crippa. Foram    66 milímetros de precipitação pluviométrica  em um período curto nesta região da cidade, suficiente para  arrastar pedaços do pavimento, danificar  trechos da calçada, do meio-fio, além de alguns metros da rede de esgoto. E  por orientação do prefeito, engenheiros da  Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP)  estiveram no local para fazer o levantamento preliminar dos danos. Eles acionaram a empresa responsável pelo serviço para deslocar   uma equipe   para  iniciar o trabalho de recuperação do  asfalto, sob a  supervisão de engenheiros da Prefeitura.

“Estamos fazendo o que é preciso para o trânsito voltar à normalidade. Estes serviços estão sendo reparados sem custo para Prefeitura de Campo Grande. Queremos serviços de qualidade e que durem pelo menos um ano. Estamos resolvendo o problema da infiltração, remoção da capa asfaltica, serviços de fresagem, para depois recapear esta malha viária”, explicou.Segundo o engenheiro Edvaldo Aquino, supervisor do serviço de tapa-buraco, a empreiteira foi orientada a  refazer a base, reforçar a impermeabilização e, com isto, evitar que em caso de nova chuva com a mesma intensidade a  enxurrada volte ,a danificar o asfalto.A Rachid Neder  fica em uma região que  nos últimos anos passou por um processo intenso de ocupação, principalmente a construção de edifícios residenciais, voltando a enfrentar problemas com alagamentos. Com isto , aumentou  a vazão do  Segredo,  ao  ponto do córrego transbordar  na rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

Engenheiros da SISEP explicaram que a drenagem da Rachid Neder foi dimensionada em uma época que os bairros no entorno não estavam tão povoados. Ela funciona como espécie de bacia de toda a água que desce dos bairros situados nas suas laterais. Com isso, a enxurrada vem rapidamente e a drenagem não consegue garantir o escoamento. Basta um meio-fio quebrado ou um bueiro entupido para água ganhar ainda mais velocidade e o asfalto acaba destruído. Os engenheiros ressaltam que aumentar o diâmetro da tubulação não adiantaria, porque só pressionaria ainda mais  vazão no Segredo. A solução  dependeria do investimento na abertura de um bacia de contenção (um piscinão). Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Grande.

 

 Da  Redação

Foto; Assessoria prefeitura de Caqmpo Grande.