Queimadas controladas estão proibidas em MS desde segunda-feira

Campo Grande (MS)– Desde o dia 1° de agosto, produtores rurais estão proibidos de realizar queimadas controladas, principalmente devido ao período de estiagem. O prazo segue até setembro para a região do Planalto e em outubro para o Pantanal.

O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) alerta para o prazo e para as quatro exceção, que podem ser feitas desde que tenham autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

A primeira exceção refere-se à queima de canaviais, permitida por ser um método despalhador e facilitador de corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial; a segunda trata-se da queima da palhada resultante da colheita mecanizada de sementes. Está fora da proibição também os cursos de capacitação promovidos sobre o tema, referente a membros do Comitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

A quarta exceção, destacada pela consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho, está relacionada à queima controlada de restos de agropastoris como método de manejo e controle fitossanitário e de vetores. Esse item foi incluído hoje na relação.

 

“Fora esses quatro tipos de casos citados, a nossa orientação é para que o produtor respeite este prazo, ainda mais considerando que, neste período, em que a estiagem é maior, os efeitos da queimada são alarmantes e afetam a produção e a qualidade de vida”, reforça Daniele. Campo Grande News