Trabalhadores anunciam bloqueio da Br 163 em Jaraguari, em protesto a demissões.

Campo Grande(MS) –   BR-163 deve ser bloqueada na manhã desta segunda-feira, no pedágio em Jaraguari, próximo a Campo Grande, em protesto organizado pelos trabalhadores demitidos depois da suspensão de obras de duplicação pela CCR MSVia. A paralisação das obras deve resultar em 2.180 demissões. A mobilização está marcada para começar às 8h, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada de Mato Grosso do Sul, Walter Vieira dos Santos. Depois de bloqueada,  Há possibilidade de liberar a passagem de veículos a cada 15 minutos.

O grupo pretende fazer panfletagem para alertar sobre os motivos do protesto. Outros municípios também cogitam manifestações semelhantes nos próximos dias. No dia 12 de abril, a CCR MSVia anunciou oficialmente a suspensão das obras e cogitou encerrar o contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caso a revisão contratual proposta não seja aceita. A agência reguladora informou  que estava analisando e ainda não tinha o parecer. A empresa assumiu a responsabilidade pela rodovia em 2015.

Previa-se que em cinco anos, ou seja, até 2020, a duplicação alcançasse 806 km. A BR-163 tem 845 quilômetros dentro do Estado. Para as obras, seriam investidos R$ 4 bilhões, e  600 milhões  sendo R$ 3 bilhões em financiamentos com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Caixa Econômica Federal. Com a crise, os juros dos valores financiados subiram e os investimentos foram reduzidos. Ainda, a redução no fluxo de veículos impactou nos valores arrecadados.  

 

A Redação

Foto Divulgação.