TSE decide em dezembro destino de 147 eleitos, sem registro na justiça eleitoral.

Campo Grande(MS) – O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, informa que 147 candidatos a prefeito mais votados ainda precisam ter o registro aprovado na justiça eleitoral para conseguirem assumir o mandato, eles disputaram a eleição com dúvida sobre a elegibilidade ou tiveram as campanhas contestadas pelo Ministério Público ou por adversários. O tribunal Superior Eleitoral anuncia esforço para julgar os casos até Dezembro. Em Mato Grosso do Sul, o prefeito eleito em Água Clara,  Edvaldo Alves Queiróz  aguarda parecer da justiça para assumir a prefeitura da cidade em janeiro do ano que vem.

No dia 8 de  Setembro, o  juiz eleitoral,  Rodrigo Pedrino Marcos,   de Água Clara, cidade com menos de 15 mil moradores, assinou o  pedido do Ministério Público,  sobre o  indeferimento da justiça eleitoral que tem  como base a aplicação da ficha limpa que impede que candidatos condenados em primeira instancia, possam disputar cargos eletivos. No caso a prefeito, ou vereador nas eleições deste ano. De acordo com a decisão da Justiça, o ex prefeito Edvaldo Alves  de Queiróz, conhecido como “topete” tem 14 processos, bens bloqueados e foi condenado em primeira Instância, por causa de ações de improbidade administrativa.

O pedido foi assinado no dia 8 de setembro e comunicado ao partido PDT. Tupete foi condenado por improbidade administrativa em 2012, recorreu da decisão e perdeu o prazo do recurso, com isso foi mantida a condenação de 08 anos de inelegibilidade. Mesmo com a recomendação, o   candidato do PDT, recorreu e venceu a eleição em Água Clara no dia 2 de outubro passado.

Da redação.

Foto Divulgação.