Abertura do ano legislativo será neste terça depois de sessão solene.

Campo Grande(MS) – Na próxima terça-feira (2/2), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) realiza a Sessão Solene de Abertura da 2º Sessão Legislativa desta 10ª Legislatura. A legislatura ou período de mandato no Parlamento Estadual é dividido em quatro sessões ou anos legislativos.

A solenidade será iniciada às 8h45 com a recepção das autoridades e encaminhamento para o Pavilhão das Bandeiras, na entrada principal do Palácio Guaicurus, no Parque dos Poderes. Na chegada, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) passará em revista a tropa de policiais militares e será recebido pelo presidente da ALMS, Junior Mochi (PMDB) e demais deputados.

O representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul fará o hasteamento da Bandeira de Campo Grande; Azambuja hasteará a Bandeira do Estado e Junior Mochi a Bandeira Nacional. Na sequência, as autoridades seguem para o Plenário Deputado Júlio Maia onde será realizada a sessão solene que marca o início dos trabalhos legislativos.

O governador Reinaldo Azambuja deverá realizar a leitura da Mensagem ao Poder Legislativo. Na segunda parte da sessão, está previsto o pronunciamento de Junior Mochi e dos deputados que farão uso da palavra pelo protocolo. Antes de encerrar a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa também deverá pedir a indicação das lideranças e dos membros das Comissões Técnicas.

Agenda – No decorrer da semana, também estão previstas reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na incitação e financiamento de invasões de propriedades particulares por índios e da CPI que investiga a ação/omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos casos de violência praticados contra os povos indígenas, entre os anos de 2000 e 2015. As datas e horários destas reuniões ainda devem ser confirmados. Com informações da Assessoria da Al.

 

Da Redação

Foto Adriano Furtado.