AL cria Comissão para auxiliar o combate ao Aedes Aegypti

Campo Grande (MS)– Em meio à crise na saúde pública causada pelo zika vírus, doença transmitida pelo mesmo mosquito causador da dengue e da febre chikungunya, a Assembleia Legislativa criou uma comissão que vai acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das políticas de prevenção e combate a essas endemias em todo estado de Mato Grosso do Sul. A proposição é do deputado estadual Renato Câmara (PMDB).

Erradicar o Aedes Aegypti se tornou urgente depois do rápido aumento no número de pessoas que contraíram o zika vírus e da relação desta doença com o desenvolvimento de microcefalia em bebês. Em Mato Grosso do Sul, foram confirmados sete casos da doença, entre eles, três gestantes que estão tendo a gravidez monitorada. Ainda não há confirmações de desenvolvimento de microcefalia nos bebês, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde.

Com a criação da Comissão os parlamentares têm a chance de contribuir com o Estado de maneira mais direta nas ações de combate ao mosquito, “a situação é de urgência, precisamos nos livrar da dengue, da chikungunya e, principalmente do zika vírus. É função da Assembleia Legislativa contribuir nessa luta dando sustentação política e parlamentar, esse é o caminho para agilizar as medidas que podem solucionar a crise que estamos vivendo na saúde”, diz deputado Renato Câmara.

 

Após as eleições dos novos líderes partidários, as bancadas devem indicar os nomes dos parlamentares que vão compor a comissão. O grupo de trabalho é formado por quatro membros titulares e quatro suplentes e tem prazo de vigência de um ano.