Alunas apresentam aplicativo que pode mapear casos de dengue na Capital.

Campo Grande(MS) –  O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) recebeu na tarde de segunda-feira (16/05) em seu gabinete as alunas do ensino médio Zara Hiraoka Marks e Maria Bissacot de Oliveira, que participaram  na  terça de uma Feira Ciências e Tecnologia em Fortaleza, no Ceará.  A proposta do  encontro foi à apresentação de um aplicativo para celular chamado “Aedes Aegyptipti” que oferece aos agentes de saúde do município uma ferramenta que permite o cadastro de pessoas diagnosticadas com dengue, chikungunya e Zika Virus, mapeando os casos por ruas e bairros da Capital. “É uma ferramenta simples, prática que facilitaria o trabalho dos agentes de saúde, estamos ansiosas para apresentar o projeto na Feira de Ciências e quem sabe colaborar com a saúde da nossa cidade”, destacaram as estudantes.

 

Como funciona
O cadastro é feito de forma simples, basta o agente cadastrar o nome, sobrenome e e-mail e colocar o endereço do local com o caso registrado das respectivas doenças. Após o cadastro automaticamente o endereço vai para um banco de dados para melhorar a atuação do controle de endemias. “É satisfatório ver que os jovens estão preocupados com o município e que pequenas ações podem fazer a diferença. Nossa Capital está sempre de braços abertos para boas ideias e melhorar a qualidade de vida da nossa população, controlando as doenças e atuando com prevenção contra o mosquito Aedes Aegyptipti”, destacou o prefeito. 
O aplicativo ainda passa por adequações para seu uso efetivo e por enquanto está disponível apenas em fase de teste para o sistema android. 
 

Da redação

Foto;Cesar Grugell// Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Grande.