Aumenta em mais de 20% doações de órgãos em Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS)- A quantidade de doações de órgãos aumentou no primeiro semestre deste ano, em Mato Grosso do Sul. Conforme o Ministério da Saúde, nos seis primeiros meses foram feitos 99 transplantes sendo que no mesmo período de 2015 foram 80, representando índice superior de 23,7%. O número atual corresponde a 15 doadores, tendo em vista que uma pessoa pode doar vários órgãos. 

Com o objetivo de ampliar cada vez mais a quantidade de doadores no país, o Ministério da Saúde lançou nesta semana campanha nacional. Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha é estrelada por atletas transplantados em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A divulgação marca o mês de comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro).

No primeiro semestre deste ano, o país bateu recorde de doador por milhão da população, com 1.438 voluntários, 7,4% a mais que no mesmo período de 2015. Doações que possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho, registrando aumento nos procedimentos de órgãos mais complexos, como pulmão, fígado e coração, de 31%, 6% e 7%, respectivamente.

Embora o país tenha avançado muito nos últimos anos, a taxa de aceitação familiar foi de 56% nesse primeiro semestre.

No Mato Grosso do Sul, a recusa das famílias está em 60%, número maior em relação ao mesmo período de 2015, quando o número estava em 51%. Isso quer dizer que mais da metade das famílias ainda rejeita a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica. Ainda assim, o Brasil tem a menor taxa de recusa familiar entre os quatro maiores países transplantadores da América do Sul, como Argentina (49%), Uruguai (47%) e Chile (52%).

 

Atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Correio do Estado