Beber água pode ajudar a prevenir gripe, diz pneumologista de MS

Hidratar o corpo adequadamente pode diminuir em até 80% o risco de contágio e complicações causadas pela gripe. O pneumologista Henrique Ferreira de Brito explica que manter as mucosas do nariz, da boca e dos olhos úmidas ativa uma função que funciona como filtro de barreira contra o vírus.

Além de beber bastante água, o médico orienta a usar umidificadores de ambiente. “Nós temos umidificadores variados para usar em ambientes domésticos, mas quem não tem condições pode colocar aquelas receitas antigas como uma bacia de água no quarto, na sala ou uma toalha molhada pendurada”, finaliza.

 

Na casa da aposentada Abia Aquino de Oliveira, de 79 anos, beber água é tática para evitar a gripe, mesmo depois de tomar a vacina. “É o dia inteiro, todas as vezes que eu vou na cozinha tenho a garrafinha eu tomo água, faço tricô tomando água que é um santo remédio” comenta a aposentada.

A estudante de enfermagem, Mayara Brito Teixeira, neta da idosa, faz estágio em hospitais e postos de saúdes e conta que tirar uma garrafa e deixar em um lugar visível ajuda. “Minha vó deixa uma garrafa na pia. Aí você vai na cozinha e às vezes nem está com vontade, mas vê a garrafinha e acaba bebendo”.

 

Quais são os sintomas do H1N1?
A gripe – tanto a causada pelo vírus H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

 

Como é o tratamento do H1N1?
O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde.

Trata-se de um antiviral específico contra o vírus Influenza, indicado para pessoas com maior risco de desenvolver complicações. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Quais as formas de prevenção?
Faça a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. Lembre-se de retirar os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos.

 

 Evite encostar-se na pia; enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete; evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; seque mãos e punhos com papel-toalha descartável; no caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha para fechá-la. Use lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Evite, também, aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.

 

Fonte:G1.MS

Foto:Redação

 

Magali Flores