Depois de grandes peixes. Coxim também produz mandiocas gigantes.

Campo Grande(MS) – A exatamente  há dois anos, uma mandioca de 2,35m, foi retirada do solo por,   Itamar Marçal de Oliveira, de 59 anos. Na  manhã de quinta-feira (19/05), uma mandioca que de 4,65m de comprimento foi retirada do terreno aos de fundos de sua residência, na rua Frei Cirino João Primon, no bairro Senhor Divino, em Coxim. De acordo com Oliveira, ele plantou a rama havia  dois anos e meio e teve que retirá-la para iniciar a construção de um muro no local, assim que começou a cavar percebeu que se tratava de uma “mandioca gigante”, onde passou a ter todo um cuidado para não quebra-lá. Itamar ficou surpreso com a raiz que tem o dobro do tamanho, um braço de 1,20m e 0,57 cm de circunferência.Itamar informou ainda que vai cortá-la e distribuir para os vizinhos e sua família preparar um bijú, uma iguaria a base de farinha de mandioca.

Terra boa – Em abril de 2013, o funcionário público Adonias Rodrigues da Silva, 58 anos, colheu uma mandioca de 1,88 metro. O caso ocorreu em uma propriedade rural na zona rural de Coxim. Adonias contou  na época  que nunca viu uma mandioca daquele tamanho e mesmo tirando com cuidado a raiz quebrou.

O morador da área rural preferiu fazer farinha e misturar com coco ralado para consumo. O engenheiro agrônomo Raimundo Alves Junior, informou em entrevista ao jornal que a raiz pode ser consumida normalmente apesar do tamanho. “Uma raiz desse tamanho não é normal, mas como as condições climáticas da região são propicias para a cultura da mandioca, podem ocorrer fatos isolados como este do senhor Adonias”, explicou o agrônomo. Com Informações do Coxim Agora.

Da redação

Foto Victor Rodrigues.