Disputa pela subsede da copa acaba em briga entre TCA e Gazeta em Cuiabá, MT.

Campo Grande(MS) – A juíza Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, da 10ª Vara Cível de Cuiabá, julgou improcedente uma ação de indenização movida pela Televisão Centro América (afiliada da Rede Globo no Estado) e pelo seu sócio-fundador, Ueze Elias Zahran, contra a TV Gazeta (afiliada da Record em Mato Grosso) e seu proprietário, João Dorileo Leal. A decisão é do dia 8 de agosto. Também foi processada pela TVCA a Gráfica e Editora Centro Oeste (Jornal A Gazeta).Na ação, a afiliada da Globo acusou a concorrente de, em 2009, ter deflagrado uma campanha de injúria e difamação contra a emissora, tendo como pano de fundo a disputa entre Cuiabá e Campo Grande para ser a subsede da Copa do Mundo em 2014 – que teve Cuiabá como vencedora. Segundo a TVCA, o Grupo Gazeta estaria incomodado com a audiência da emissora e tentou induzir a população cuiabana e mato-grossense a acreditar que tanto a afiliada da Globo quanto seu sócio estariam em aberta campanha para que a Copa fosse levado à capital de Mato Grosso do Sul.

 

As supostas injúrias e difamações estariam contidas, segundo a TVCA, em notas, editoriais e colunas do Jornal A Gazeta e em fatos narrados no programa “Cadeia Neles, “todas expondo os autores ao desprezo popular, dedicadas a noticiar fatos inverídicos com a única e indisfarçável finalidade, de colocar a opinião pública contra os mesmos, até depois da confirmação de Cuiabá ser subsede da Copa/2014”. Algumas das críticas feitas no programa Cadeia Neles foram citadas na ação.

 

“Uma certa televisão aí, um certo grupo, e que tem um lado, e esse lado tá muito evidente. Eles não compram uma agulha aqui, apesar de…, do faturamento deles, sessenta e cinco por cento (65%) ser daqui de Cuiabá, só leva de Mato Grosso, né? É a população é que paga, paga o gás mais caro do Brasil, graças a esse grupo liderado por esse cidadão que agora tá do lado de Campo Grande, né? Puxando pro lado dele, é lógico! Nessa questão de sede da Copa do Mundo, ele vai ficar com quem? Tá jogando pro lado dele. Ele jamais ia ser Mato Grosso, né? Apesar daquela música “Bem Mato Grosso”, não é bem Mato Grosso não! Fi…, é bom que Mato Grosso saiba que não é bem Mato Grosso tá! É bem diferente. Não defende os interesses daqui”, diz trecho da fala dita pelo apresentador do programa, na época.

 

“‘Nós somos tchapa e cruz!’ É impossível deixar de registrar e repudiar a sórdida campanha capitaneada pela Rede Globo de Televisão, para tirar o ‘tapetão’, a possibilidade da Capital Mato-Grossense vir a ser uma das sub-sedes da Copa Mundial de Futebol em 2014. O Grupo Gazeta de Comunicação jamais poderia se furtar ao intransigente papel de defensor de Cuiabá, não só pelo fato de ser uma empresa regional, mas por considerar o município merecedor dessa escolha. Enquanto a Rede Globo pega carona na publicidade depreciativa desencadeada pelo Governo de Mato Grosso, pra desqualificar Mato Grosso, o Grupo Gazeta vem a público fazer uma ampla convocação em favor de Cuiabá”, diz outro trecho.

 Também foram mencionadas as notas e reportagens divulgadas no Jornal A Gazeta que trataram do tema.

 

“Interessante, muito interessante, a mudança de comportamento da TV Centro América, aquela que pertence ao Grupo Zahran, que é aquele que faz campanha para Cuiabá não ser subsede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Ontem, foi bom ver a afiliada da Globo fazer festa com música dos outros. Isso porque antes de ser instigado, Ueze Zahran nada fez para promover a Capital de MT”, consta em uma das notas. Com informações do MidiaNews.

 

Da redação