Em campanha pelo “Novembro Azul”, hospital age na prevenção ao câncer

Campo Grande (MS)– Em alusão ao mês dedicado à saúde dos homens “Novembro Azul”, o Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão oferece exame gratuito com objetivo de prevenir a doença.

A unidade que atende apenas casos já diagnosticados trabalha neste mês de maneira preventiva. Para isso, oferece, gratuitamente, exames PSA (sangue), cujo público-alvo são homens a partir dos 45 anos. Casos suspeitos da doença serão investigados, e, se confirmados, serão encaminhados para tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 61 mil novos casos desse tipo no país. Em Mato Grosso do Sul, deverão ser diagnosticados 1 mil novos casos. 

Quando diagnosticado e tratado no início, o risco de mortalidade é reduzido, alertam especialistas. O reforço no atendimento é feito até o dia 30 deste mês. O hospital fica na Rua Marechal Rondon, 1053.


Sintomas 

Em estágio inicial, geralmente, não causa sintomas, por isso é importante consultar médico e realizar os exames periodicamente.

•Dor ou ardor durante a micção;

•Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;

•Disfunção erétil, impotência;

•Sangue na urina ou no esperma;

•Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

•Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

 

É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso, é importante procurar médico especialista para diagnóstico correto.

Correio do Estado