Fazenda do prefeito de Bonito leva multa de R$ 520 mil por degradação ambiental.

Campo Grande(MS) – Uma das cidades mais conhecidas e visitadas em todo o Planeta, Bonito, distante á 257 quilômetros de Campo Grande na região Oeste do Estado e considerada melhor ecoturismo sustentável do Brasil, agora é alvo de denuncias de diversas irregularidades ambientais. E para Piorar, a mais recente agressão do meio ambiente foi na fazenda Arco Iris, de propriedade do prefeito da cidade, Leonel de Lemos(PT d0 B). A denúncia é da Policia Militar Ambiental, que descobriu na área degradação de várzea e nascentes do Rio da Prata, e ainda desmatamento e enterro de madeira no solo; A fazenda consta como bem do prefeito na declaração de patrimônio junto a Justiça Eleitoral.

As irregularidades foram descobertas através de vôos panorâmicos, na segunda feira dia 16, a PMA constatou que a degradação atinge mais de 8 hectares para a criação de gado dentro de área de preservação permanente, APP e sem colocação de cerca que levou a poluição do Córrego Turvo, afluente do Rio da Prata; A polícia encontrou ainda embalagens de produtos agrotóxicos espalhados em vários pontos da propriedade. Outro crime foi a derrubada de árvores e a madeira foi enterrada. O crime na fazenda do prefeito é anunciado, depois que moradores denunciaram a existência de esgoto lixo a céu aberto.

O Outro Lado; Oficialmente, o prefeito Leonel de Lemos não fez nenhuma defesa. Mas,  a prefeitura de Bonito em nota faz menção de defesa do prefeito e informa que, as valetas que existem na propriedade foram feitas há mais de 30 anos”, mas que “todas estão recuperadas por vegetação nativa, cercada e sem uso a mais de 20 anos. Informa que a situação dos vasilhames de agrotóxicos está resolvida e finaliza admitindo a agressão a natureza. “ Reconheço que houve falhas no manejo de nossa área, mas não posso aceitar ser responsabilizado pelos danos ambientais de outros, e isso só reforça minha disposição de lutar pela manutenção de nossos bens naturais”.

A Promotoria de Justiça de Meio Ambiente do,   Ministério Público de Bonito, espera pelo laudo da PMA, para se for o caso,  pedir explicação ao cidadão, Leonel Lemos. O MPE pode inclusive abrir inquérito civil para apurar as denuncias da Policia Ambiental.  

 Da redação

Fotos. Divulgação PMA.