Governo anuncia Emergência Nacional por causa do crescimento de casos de microcefalia

Campo Grande(MS) – Em uma semana o Brasil ganhou 391 novos casos suspeitos de Microcefalia em recém nascidos, o numero total de casos investigados agora é de 2,782, registrados em 20 estados e no Distrito Federal, o número de mortes suspeitas também cresceu, eram 26 na semana passada e agora são 40 registros.

O Balanço foi feito até o dia 9 deste mês, Pernambuco permanece como maior quantidade de casos com 1.031 investigados até o momento. A microcefalia é uma má formação causada pelo Zica Virus, transmitido pelo mosquito Aedes Agypty que transmite ainda a Dengue e a Chikunkunga.

O aumento de casos  fez com que o governo Federal decretasse Emergência Nacional em Saúde, pela primeira vez desde 2011, quando a medida foi criada. O Ministério da Saúde alerta e orienta que todas as medidas de combate ao mosquito devem ser intensificadas, em todo o Brasil neste período de festas. Época marcada por muita chuva e ainda pela circulação de pessoas em viagens pelo país. A pasta na negocia com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com empresas farmacêuticas a distribuição de repelentes através do Sistema único de Saúde, para prevenir o contato de gestantes com o Mosquito. As informações são do Ministério da Saúde.

 

 

Da redação

Foto Divulgação.