Juiz determina prisão de ex-presidente da Câmara de Dourados

Campo Grande(MS) – O ex-presidente da Câmara de Dourados, Sidlei Alves, começará a cumprir a pena imposta a ele pelos crimes de peculato e associação criminosa. Na quarta-feira (29), o juiz Cesar Souza Lima, da 3ª Vara Criminal do município, expediu mandado de prisão contra ele. Sidlei foi preso em 2011 na Operação Câmara Secreta e condenado a seis anos e 11 meses de reclusão em regime semiaberto. Recentemente, a Justiça cassou o Habeas Corpus concedido ao ex-vereador e sua defesa recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal), sem sucesso.Ele havia sido condenado em julho de 2013 a 11 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão, porém, teve o tempo de prisão reduzido no ano passado.

O caso 

Ação desencadeada em 2011 resultou na prisão de vereadores e servidores da Câmara de Dourados por fraude aos cofres públicos.Segundo denúncia do MPE (Ministério Público Estadual), tanto Sidlei Alves, quanto o também ex-vereador Júnior Teixeira, com a ajuda dos ex-servidores da Câmara foram acusados de fraudar empréstimos consignados feitos em nomes de funcionários da ‘Casa’.Nas denúncias, os holerites dos funcionários eram falsificados pelo diretor financeiro da Câmara, a mando dos dois legisladores.

Os valores eram aumentados em até cinco vezes para conseguir emprestar grandes somas. Segundo o processo, os réus foram acusados por crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e formação de quadrilha.Antes da ação, conhecida como ‘Máfia dos Consignados’, Sidlei teve o nome envolvido na Operação Uragano, desencadeada em 1º de setembro de 2010, quando o ex-prefeito Ari Artuzi, o vice Carlinhos Cantor e outros oito vereadores – além dele -, empresários e funcionários públicos foram presos pela Polícia Federal. Com informações do Dourados News.

 

Da redação

Foto. Divulgação.