Justiça determina saída de índios da fazenda Yvu em Caarapó.

Campo Grande(MS) – Para a justiça, A Justiça  os indígenas invadiram a propriedade rural, e por decisão anunciada na tarde  de sexta feira(05/08), O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Mato Grosso do Sul) manteve a reintegração de posse da fazenda Yvu, em Caraapó, onde uma pessoa morreu durante conflito entre índios e produtores rurais no dia 5 de junho deste ano

 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) havia recorrido de sentença proferida pela 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados, determinando que os índios deveriam sair do local. A decisão de 2ª instância é de 29 de julho e foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial. O relator do recurso, desembargador Wilson Zauhy, detalhou que Silvana Raquel Cerqueira Amado Buainan comprovou com documentos a posse da fazenda. A Funai destacou atos de violência contra os índios. O relator concluiu que as denuncias  não deveriam ser analisadas no mérito da suspensão da reintegração de posse.

A Força Nacional está na região para tentar evitar novos confrontos. Mesmo assim, em 11 de julho, três índios foram feridos por disparos de arma de fogo. Eles estavam na mesma região onde morreu Clodione de Souza, 25 anos, morto na fazenda Yvu. 

Da  redação.

Foto Cido Costa/ Dourados Agora.