Lama Asfáltica II cumpre cinco mandatos de prisão.

 

Campo Grande(MS) – A segunda fase da  Operação Lama Asfáltica,  realizada desde a manhã de ontem, cumpre 15 mandados de prisão temporária, 28 de busca e apreensão e 24 de sequestros de bens de pessoas investigadas em Campo Grande e Rio Negro (MS), e ainda, nos estados do Paraná e São Paulo.

 Na manhã de hoje(10/05), a  policia esteve na casa do  ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.A Operação Lama Asfáltica – Fazenda de Lama, faz referência a procedimentos usados  pelos investigados na aquisição de  áreas  rurais com recursos públicos desviados de contratos de obras públicas, fraudes em licitações e recebimento de propinas, resultando também em crime de lavagem de dinheiro. A Operação Lama Asfáltica, começou  em 2013, foi constatada a existência de grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturam obras contratadas com a administração pública, mediante a prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos. A organização criminosa atua no ramo de pavimentação de rodovias, construções e prestações de serviços nas áreas de informática e gráfica. Os contratos sob investigação envolvem mais de R$ 2 bilhões.

Estão presos por cinco dias na sede da policia Federal as  seguintes pessoas. – João Alberto Krampe Amorim dos Santos (dono da Proteco Construções Ltda).- Elza Cristina Araújo dos Santos (secretária e sócia de Amorim).- Renata Amorim Agnoletto (filha de João Amorim).- Ana Paula Amorim Dolzan (filha de João Amorim).- Ana Lúcia Amorim (filha de João Amorim).- Edson Giroto (ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal).- Rachel Rosa de Jesus Portela Giroto (esposa do ex-secretário).- Wilson Roberto Mariano  de Oliveira – Beto Mariano -(servidor da Agesul e ex-deputado estadual).- Mariane Mariano  de Oliveira (filha de Wilson Mariano).- Ana Cristina Pereira da Silva.- André Luiz Cance (ex-secretário adjunto da Secretaria Estadual de Fazenda).- Flávio Henrique Garcia (empresário).- Evaldo Furrer Matos.- Maria Vilma Casanova, ex-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).- Hélio Yudi Komiyama (servidor da Agesul).Os mandados são cumpridos em Campo Grande, Rio Negro, Curitiba (PR), Maringá (PR) Presidente Prudente  e Tanabi, no estado de São Paulo.

 

Da redação

Foto; Marcos Ermínio/ Campo Grande News.